A experiência da Trilha de Aprendizagem em Saúde Indígena como Instrumento de Educação e os excelentes resultados alcançados pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS) foram apresentados em Belém, durante o 2° Congresso Farmacêutico do Pará e Simpósio do Programa de Pós-Graduação de Assistência Farmacêutica da Universidade Federal do Pará.
As apresentações foram feitas pelos pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) Flávio Carneiro e Karilany Coutinho. O convite para que o LAIS apresentasse dois de seus projetos foi feito por Carolina Azevedo Ribeiro, presidente do Conselho Regional de Farmácia do Pará e organizadora dos eventos. Ela teve a oportunidade de conhecer o Laboratório potiguar durante uma reunião em Brasília.
No primeiro momento, Flávio Carneiro apresentou a trilha formativa em saúde indígena, fruto de uma parceria entre o LAIS e o Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania da Justiça Federal do RN. A trilha, ainda em fase de construção, será ofertada, gratuitamente, por meio do Avasus.
A segunda participação do LAIS contou com a apresentação da professora Karilany Coutinho, abordando os resultados obtidos pelo Avasus na ampliação da formação continuada para profissionais da área da saúde, expandindo também para interessados pelos temas. O Avasus já ultrapassou mais de um milhão de pessoas inscritas, tornando-se a terceira maior plataforma de educação em saúde do mundo.