Pesquisadores descobrem nova espécie de pterossauro na Escócia

Uma pesquisa publicada no Journal of Vertebrate Paleontology nesta segunda-feira (5) descreve uma nova espécie de pterossauro, chamada Ceoptera evansae. O fóssil foi encontrado na Ilha de Skye, na Escócia, e é do Jurássico Médio – sendo um dos poucos já recuperados do período.

“O período ao qual Ceoptera pertence é um dos mais importantes na evolução dos pterossauros”, ressalta Liz Martin-Silverstone, paleobióloga da Universidade de Bristol, em nota. A descoberta demonstra que havia uma maior diversidade entre esse tipo de réptil no Jurássico Médio do que se pensava.

Os fósseis de pterossauro do Jurássico Médio são considerados raros. Além de estarem disponíveis em pouca quantidade, eles são incompletos, representando um desafio para que os pesquisadores possam compreender a evolução desses animais.

No caso do Ceoptera evansae, foram encontradas partes do esqueleto de um único indivíduo, com pedaços do ombro, das asas, das pernas e da coluna vertebral. Essa espécie integra o clado Darwinoptera, evidenciando que esse grupo era mais diverso que se acreditava e que ele persistiu por mais de 25 milhões de anos (do Jurássico Inferior ao Superior).

Fonte: Revista GALILEU