Pessoas com Síndrome de Down e instituições são homenageadas na Câmara Municipal de Natal

A Câmara Municipal de Natal realizou ontem (03), sessão solene em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado anualmente em 21 de março, para homenagear pessoas com deficiência, militantes da causa e instituições de assistência a PCDs. A proposição foi do vereador Tércio Tinoco (União Brasil).

“Esta é uma oportunidade para dar visibilidade a essa causa, a essas pessoas e homenageá-las. É uma data de conscientização de que Síndrome de Down (SD) não é doença e celebrar a vida, garantindo que pessoas com SD tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as outras”, defendeu o vereador.

Desde 2012, o dia 21 de março foi a data escolhida como Dia Internacional da Síndrome de Down para representar a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo, que causa a síndrome, uma alteração genética presente na espécie humana desde nossa origem.

Simbolicamente, foram 21 os homenageados durante a sessão solene. Entre os quais as instituições mais conhecidas de Natal no tratamento e na assistência às pessoas com SD: Clínica Heitor Carrilho, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação de Orientação aos Deficientes (Adote), Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência do Banco do Brasil (Apabb) e Associação de Síndrome de Down do RN.

A conscientização das famílias e da sociedade é o primeiro passo para que pessoas com SD tenham o suporte necessário para se desenvolver e ter acesso à inclusão social. Afinal, nascer com Síndrome de Down não impede uma vida cheia de realizações, como já provaram a professora Débora Araújo Seabra de Moura e o chef Fred Carvalho Filho, dois dos homenageados.