Pessoas vivendo com HIV questionam a suspensão da vacina da Covid no Hospital Giselda Trigueiro

Representante da Coordenação do Fórum LGBTQI+ do RN, Wilson Dantas, denuncia a suspensão de vacinação da Covid19 para o público de pessoas vivendo com o vírus HIV. Segundo Dantas, o Hospital Giselda Trigueiro, localizado no bairro das Quintas, estava vacinando o público específico, mas redirecionou a aplicação das doses para outros dois pontos da cidade: Policlínica, na Zona Norte, e o SAE Natal, no bairro do Alecrim. Segundo a denúncia, o Giselda Trigueiro está se recusando a realizar a vacinação para o público que deveria ser acolhido no local, que é referência para pessoas com HIV. 

A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP) divulgou uma nota esclarecendo que o redirecionamento da vacinação foi a pedido da secretaria municipal de saúde. Ainda segundo a Sesap, no fim da tarde de segunda-feira (10/5), primeiro dia de vacinação no local, a gestão do Giselda Trigueiro recebeu uma comunicação da secretaria municipal informando sobre a suspensão da aplicação de imunizantes nas datas posteriores por questão de logística.

O representante da comunidade LGBTQI+ se solidarizou com as pessoas que vivem com HIV e está convocando um protesto em frente ao Giselda Trigueiro. Segundo Wilson Dantas, a mudança de local de vacinação é por pura “politicagem” entre Estado e Prefeitura de Natal.