PF prende em São Paulo dois suspeitos de ligação com Hisbolá

Dois homens foram presos pela Polícia Federal nesta quarta-feira (8) em São Paulo sob suspeita de planejar “atos extremistas” contra a comunidade judaica no Brasil a mando do Hisbolá, grupo radical islâmico financiado pelo Irã e que tem lançado ataques contra Israel a partir do Líbano desde a eclosão da guerra na Faixa de Gaza.

Os nomes dos homens foram mantidos em sigilo, mas, segundo a TV Globo, eles teriam feito viagens recentes a Beirute, capital do Líbano.

Além das prisões, a PF cumpriu 11 mandados de busca e apreensão em Minas Gerais, São Paulo e no Distrito Federal. Segundo a corporação, a operação visa “interromper atos preparatórios de terrorismo e obter provas de possível recrutamento de brasileiros para a prática de atos extremistas no país”.

Há ainda outros dois mandados de prisão expedidos contra descendentes de libaneses que estão no Líbano, ainda segundo a TV Globo. Os nomes deles foram incluídos em uma lista da Interpol.

Os recrutadores e os recrutados são investigados pelos crimes de constituir ou integrar organização terrorista e realizar atos preparatórios de terrorismo, cujas penas máximas, se somadas, chegam a 15 anos e 6 meses de reclusão.

Fonte: DW Brasil