Pirâmide de 4 mil anos com sinais de culto a cavalos é achada no Cazaquistão

Uma pirâmide enorme de 4 mil anos foi encontrada durante escavações no monumento do complexo Kyrykungir, que fica perto da vila de Toktamys, no Cazaquistão. A descoberta da estrutura da Idade do Bronze foi divulgada nesta terça-feira (8) pela Universidade Nacional da Eurásia (ENU).

“A pirâmide de estepe é construída com muita precisão, e é hexagonal”, descreve Ulan Umitkaliyev, historiador e chefe do Departamento de Arqueologia e Etnologia da ENU, em comunicado. “São treze metros e oito fileiras de pedras entre cada face. É uma estrutura complexa muito sofisticada, e tem vários círculos no meio”.

As paredes exteriores da estrutura, que remonta ao segundo milênio a.C., são dominadas por imagens de vários animais – especialmente cavalos, segundo o especialista.

Desde 2014, os cientistas do Departamento de Arqueologia e Etnologia da Faculdade de História da ENU realizam escavações arqueológicas no local. De acordo com o site Ancient Origins, nunca se descobriu nada como essa estrutura de pirâmide nas estepes da Ásia Central.

Fonte: Revista GALILEU