Pix Automático vai facilitar o pagamento por recorrência de contas de luz, assinaturas, mensalidade da academia e outras cobranças

O Pix terá uma espécie de débito automático a partir do ano que vem. Segundo o Banco Central do Brasil (BCB), o serviço será disponibilizado aos brasileiros em outubro de 2024. A data foi divulgada junto com as regras do serviço na última quinta-feira (7). A modalidade será conhecida como Pix Automático.

Ao utilizá-la, os usuários poderão configurar pagamentos recorrentes. Assim, os correntistas podem pagar contas de luz, telefone e outros tipos de cobrança pelo Pix, sem precisar fazer a transação manualmente. É como se fosse um débito automático. Mas o pagamento será feito pelo Pix.

Como o Pix Automático vai funcionar?
O Pix Automático vai oferecer pagamentos recorrentes com a plataforma. Segundo o BCB, o recurso foi “desenhado de forma flexível e parametrizável”.

Além disso, a ferramenta poderá ser utilizada como “forma de recebimento por grande variedade de empresas, de diversos tamanhos e setores de atuação”.

Para utilizá-lo, o usuário precisa conceder autorização prévia. Todo esse procedimento será realizado em um ambiente seguro no próprio celular do correntista. Depois, os débitos serão realizados automaticamente.

Na prática, a novidade pode ir muito além do pagamento de contas, facilitando o acesso a outros serviços que dependem de cartão de crédito. Por exemplo, se você assina uma revista, não será mais necessário pagar um boleto todo mês. O Banco Central também fala que a modalidade oferece “uma alternativa de pagamento recorrente sem fricções”.