Planeta mais novo já detectado tem idade equivalente à de bebê de 2 semanas

Na escala humana, um planeta de 3 milhões de anos é como um bebê com duas semanas de vida. Essa é a idade de um planeta recém-descoberto fora do Sistema Solar, chamado “TIDYE-1b”. Com diâmetro um pouco menor do que o de Júpiter, mas 0,4 vezes sua massa, ele orbita uma estrela bebê em crescimento, ou uma protoestrela. A descoberta foi descrita em um estudo publicado na revista Nature no último dia 20.

O planeta “bebê” foi detectado com um algoritmo de busca e métodos refinados de extração de dados do satélite Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) da Nasa. O astro completa uma rotação em torno de sua protoestrela a cada 8,8 dias.

Foi com base na idade dessa estrela, localizada a cerca de 520 anos-luz da Terra, que os pesquisadores concluíram que o exoplaneta só pode ter até 3 bilhões de anos. “Descobrir planetas como este nos permite olhar para trás no tempo, vislumbrando a formação planetária enquanto ela acontece”, afirma em comunicado Madyson Barber, autora principal do estudo e pesquisadora do departamento de física e astronomia da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, nos Estados Unidos.

Fonte: Revista Galileu