Plano de enfrentamento à dengue é apresentado em reunião do Conselho Nacional de Saúde

Durante a 359ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), realizada nesta quarta-feira (9), em Brasília, o Ministério da Saúde apresentou o Plano Nacional de Enfrentamento à Dengue e Outras Arboviroses, destacando a necessidade de colaboração entre estados, municípios e a sociedade civil. Segundo o secretário adjunto de Vigilância em Saúde e Ambiente, Rivaldo Venâncio, o plano terá como foco a redução de casos prováveis e óbitos, especialmente por meio de novas tecnologias e estratégias de prevenção.

“A meta é reduzir as mortes, pois é inadmissível que, com tratamentos simples como a hidratação, ainda estejamos perdendo vidas”, afirmou Venâncio. Ele ressaltou a importância de preparar a rede de saúde com antecedência e garantir o abastecimento de insumos necessários para o enfrentamento à doença.

O plano contempla 6 eixos principais: prevenção, vigilância, controle vetorial, organização da rede assistencial, preparação para emergências e comunicação com participação comunitária. Um dos destaques é o uso de tecnologias inovadoras, como a liberação de mosquitos machos estéreis para controle do Aedes aegypti, além do projeto de “estações disseminadoras”, que aplica a larvicida de forma eficiente em áreas periféricas de difícil acesso.

O secretário também alertou para o aumento da circulação do sorotipo 3 da dengue, especialmente no interior de Minas Gerais e São Paulo, reforçando a importância da vacinação e conscientização da população. “Estamos fazendo um apelo para que todas as famílias procurem as unidades de saúde e completem a vacinação”, disse.