Poeta e jornalista potiguar Jean Sartief lança novo livro chamado “Desrazão”

O poeta e jornalista potiguar Jean Sartief, que mora em Portugal desde 2019, lança sua nova obra intitulada DESRAZÃO. O livro que encontra-se à venda a partir destes sábado, 14, em suas redes sociais, é o sétimo da carreira prestigiada deste premiado poeta e artista visual. As poesias abordadas seguem em um sujeito-linguagem que versa “da delicada insensatez de existir” , como descreve na poesia Fina Linha.

A obra, em edição limitada, apresenta capa realizada pelo próprio autor que já nos instiga visualmente com uma provocação e traz uma centena de poesias, com versos livres carregados de ritmo/afetividade/sexualidade com uma abordagem mais política e social, diferente de seus últimos livros. Contudo, mesmo em poesias que pressupõe uma construção mais dura, como em Genocidas, está lá também uma elaboração poética das mais lindas onde o poeta cria esse efeito delicado para falar da sobrevivência nas tragédias vividas nos últimos tempos no mundo e no Brasil: “no teu esforço do imperfeito/ do tempo cedido (sigiloso)/ que irrompe a memória na escassez”.

Quando o lemos temos acesso a um mundo de sutilezas afiadas através de suas construções. A força da palavra e dos sentidos manifesta-se. Talvez o fato de também ser artista visual contribua para essa desenvoltura em criar mundos. Sartief mergulha fundo na estruturação de uma poética libertária em Desrazão e este talvez seja seu livro mais complexo. Sua obra merece figurar em qualquer antologia de grandes poetas brasileiros.

Para Samuel de Mattos, doutor em letras e autor da orelha, o poeta é como a primavera iluminando as trevas. Costura universos múltiplos, toca na fé, colhe o profano e luta com a existência e com a morte. Onde as pessoas têm a certeza do caos como uma terra inerte, o poeta vê a possibilidade de criar a vida. Para Conceição Flores, doutora em literaturas e prefacerista desta obra, o autor toca em feridas recentes da humanidade e coloca em pauta várias questões do nosso tempo por meio do seu lugar de fala, do seu percurso de vida: “Jean Sartief inscreve geografias políticas e emocionais na sua poesia, sinalizando que ao poeta cabe o papel de semear verdades num tempo em que a desrazão nos assombra.”

. . . . . . . . . . . . . . . .

Mais:

Título: Desrazão

Autor: Jean Sartief

Gênero: Poesia

Fotografia da capa: Jean Sartief

Editora: Selo editorial Giro

Páginas: 111 – Papel pólen, 90g

Venda: @sartief

Valor:R$45,00

Contato:

Sartief@gmail.com