A vacinação contra a Covid-19 para o público das grávidas e mulheres puérperas já foi liberada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, responsável por distribuir as doses das vacinas, mas a Prefeitura de Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde, declarou nesta segunda-feira, 24, que não possui quantitativo suficiente do imunizante da Pfizer para aplicar no público em questão.
De acordo com nota divulgada pela Prefeitura do Natal, o grupo será vacinado assim que receber novas doses. Ainda segundo a pasta, Natal não possui em estoque o imunizante Coronavac para primeira dose, nem um quantitativo suficiente do imunizante da Pfizer, sendo assim não é possível ampliar neste momento a vacinação para este grupo.
Porém, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (SESAP-RN), as gestantes e puérperas com comorbidades não vacinadas deverão tomar o imunizante contra a Covid-19 que não contenham o vetor viral, compreendendo as vacinas da Pfizer ou Sinovac/Butantan. Ainda segundo a Sesap, hoje (24) pela manhã, a secretaria e a Unidade Central de Agentes Terapêuticos (UNICAT) realizaram a distribuição 10.530 doses da vacina da Pfizer para as regionais de saúde do estado.
OPINIÃO DO BLOG ANTENADO
Há risco se essa vacinação não acontecer. Se não se possui vacinas suficientes para o público, conforme declarou a SMS, faz de forma escalonada. Não se pode ficar com as vacinas paradas sem aplicar em nenhuma gestante.