Polícia Civil do RN, em parceria com a CONTROL, executam o Programa Integridade e Compliance

Na manhã desta quinta-feira (23), a Polícia Civil do Rio Grande do Norte recebeu a controladora-geral do Estado, Dra. Luciana Daltro, e o auditor de controle interno, Maurício Neves, para uma palestra sobre o Programa de Integridade e Compliance do Estado do RN (PIC/RN). O evento ocorreu no auditório da PCRN, localizado no bairro Cidade da Esperança, Zona Oeste de Natal, e contou com a presença da delegada-geral, Ana Cláudia Saraiva, do delegado-geral adjunto, Herlânio Cruz, diretores de departamentos e divisões da instituição e demais policiais civis.

O Programa de Integridade e Compliance é um conjunto estruturado de diretrizes, políticas e práticas que visam promover a ética, transparência e responsabilidade na Administração Pública. Criado para fortalecer os mecanismos de governança e combate a fraudes, corrupção e abusos de poder, o PIC/RN é um marco para garantir maior eficiência e confiabilidade nas instituições do Estado.

Durante a palestra, a Dra. Luciana Daltro destacou a importância da adesão das instituições públicas ao programa e ressaltou os benefícios de uma gestão pautada na integridade. O PIC/RN, instituído pelos Decretos nº 33.095 e nº 33.096 de 2023, engloba ações voltadas à prevenção de irregularidades, controle de riscos e fortalecimento da cultura de conformidade e ética no serviço público.

O auditor de controle interno, Maurício Neves, abordou a aplicação prática do Programa de Integridade e Compliance nas instituições públicas, destacando a importância da capacitação dos servidores para garantir a efetividade das diretrizes estabelecidas.

A delegada-geral da PCRN, Ana Cláudia Saraiva, enfatizou o impacto positivo da iniciativa para a Polícia Civil. “A integridade e a transparência são pilares fundamentais para uma polícia forte e confiável. A adoção de boas práticas de governança fortalece nossas instituições e assegura um serviço cada vez mais eficiente e transparente para a sociedade potiguar”, disse.