Por segurança, pessoas estão censurando suas casas no Google Maps

Alguns residentes dos Estados Unidos decidiram “censurar” suas casas no Google Maps para evitar a atenção de invasores. A estratégia de proteção foi reportada pelo departamento de polícia de Riverside, cidade da Califórnia.

As autoridades acreditam que a estratégia busca reduzir a quantidade de informações da residência disponíveis na internet. Ao desfocar a própria casa, o proprietário esconde características importantes, como bens valiosos, medidas de segurança ou até eventuais vulnerabilidades.

Qualquer pessoa pode borrar a própria residência no Google Maps. O processo requer que o usuário encontre o endereço no Street View e solicite a aplicação do efeito sobre o local. Uma vez implementado, a censura é irreversível.

Segundo o professor de direito e ciências policiais Christopher Herrmann, o método de borrar o próprio endereço no Google View existe há anos. Ele menciona que esse ajuste tem potencial de desviar a atenção de criminosos, assim evitando que a casa se torne alvo fácil.

“Ladrões em potencial certamente vão observar as localizações antes de ir até elas”, pontuou o especialista.

Através do Street View, os invasores conseguem observar características do domicílio, tal como posição de bens valiosos e design da casa. O Street View também pode servir para ajudar a planejar esse tipo de roubo.

Fonte: TecMundo