Portugal irá vacinar milhares de brasileiros sem acesso ao sistema de saúde do país

O casal brasileiro Túlio Maximiano e Alexandre Gonçalves está em situação irregular em Portugal. Eles ainda esperam pelo visto de residência e não têm número de inscrição no Serviço Nacional de Saúde (SNS) do país, condição para receberem a vacina contra a Covid-19. Mas serão vacinados mesmo assim. “Estou doido para ser vacinado. Fico aguardando com ansiedade”, contou Maximiano, que vive em Lisboa.

Eles estão entre os milhares de estrangeiros em Portugal sem o registro de acesso ao SNS, conhecido como número de utente, mas que puderam se inscrever na lista de vacinação pela internet. Foi a solução encontrada pelo governo para não deixar ninguém sem vacina. Até o dia 23 de abril, cerca de 10 mil imigrantes nesta condição haviam feito cadastro na plataforma. Aproximadamente quatro mil são brasileiros (40%), informou ao Portugal Giro o Ministério de Estado e da Presidência.

Maximiano é mineiro de Uberlândia e trabalha como técnico em telecomunicações. Gonçalves, cabeleireiro, é natural de São Paulo. Ambos tiveram Covid. Maximiano lembra que testou positivo um mês antes do casal emigrar para Portugal. “Não tive sintomas. Descobri porque alguns parentes estavam com suspeita, testaram positivo e eu fiz também. Ele perdeu o paladar. Não ficamos com nada grave, ficamos de quarentena e acabou”, explicou Maximiano.

Fonte: Jornal O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial