O Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde, vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN), abriu seleção para o Mestrado Profissional em Ensino da Saúde (MPES), com a finalidade formar mestres com aptidão para o ensino/preceptoria, para produzir conhecimento e para atuar nos serviços de saúde. No total, estão sendo oferecidas vinte vagas para o período letivo 2022.2. Os candidatos podem solicitar inscrição e encaminhar a documentação requerida no edital via Sigaa até 12 de agosto.
As vinte vagas oferecidas são direcionadas da seguinte forma: quatro para servidores públicos ativos da Secretaria Estadual de Saúde Pública do RN; quatro para servidores públicos ativos das secretarias municipais de Saúde de Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Extremoz; três para capacitação interna de servidores ativos da UFRN; duas para servidores ativos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH/UFRN); duas para egressos dos programas de Residências Médicas da UFRN e uma para servidor ativo do Instituto de Ensino Alberto Santos Dumont, em Macaíba (RN). O edital de seleção também estabelece que das vinte vagas oferecidas, duas são destinadas a pessoas com deficiência e duas para políticas de ações afirmativas.
O MPES atua na área de concentração, formação e desenvolvimento docente na saúde e os candidatos podem optar entre duas linhas de pesquisa: Integração Ensino-Serviço-Comunidade e Ensino-Aprendizagem e Tecnologias Educacionais na Saúde. A seleção é constituída de quatro etapas: homologação das inscrições; análise do currículo e do perfil profissional para a docência e preceptoria em saúde; arguição sobre a proposta de trabalho e o potencial para atuação no ensino na saúde; e banca de heteroidentificação (para candidatos às vagas de ações afirmativas).
A previsão é que os resultados finais sejam divulgados dia 16 de setembro e o início das aulas ocorra no dia 28 do mesmo mês. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail mpes@ccs.ufrn.br, pelo telefone (84) 99224 0094 ou no edital de seleção.