As inscrições para ingresso na Especialização em Metodologias Ativas de Aprendizagem (Emaa), oferecida pelo Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), terão seu prazo encerrado no próximo domingo, dia 21. Em formato de Educação a Distância (EAD), a especialização é fundamentada no modelo de Educação 4.0 e voltada para profissionais de educação de todos os níveis de ensino.
As inscrições podem ser feitas no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) — buscando por Metodologias Ativas. O curso oferece 500 vagas – 450 para ampla concorrência e 50 para capacitação interna da UFRN.
Com conteúdos aplicáveis na prática cotidiana de professores, a especialização pode ser feita por pessoas em qualquer localidade do Brasil e do mundo, bastando que detenha CPF (para brasileiros) ou passaporte (para estrangeiros), além de outros documentos exigidos pelo edital. A seleção para ingresso na Emaa consistirá na homologação das inscrições e na análise do currículo, conforme explica o vídeo.
Especialização
O IMD é a primeira unidade de uma universidade federal a promover o campo das Metodologias Ativas de Aprendizagem (Emaa) por meio de uma especialização específica na área. A grade curricular do curso é composta por 12 módulos: Aprendizagem Criativa, Aprendizagem Híbrida e Móvel, Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos, Storytelling na Educação, Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais e, por fim, Gamificação na Educação. Cada um terá carga horária de 30h.
O início das aulas está previsto para 15 de outubro. Todas as aulas síncronas (ao vivo) serão realizadas aos sábados e contarão com salas virtuais para facilitar a interação entre alunos, tutores e professores durante toda a semana. Mais informações sobre o ingresso na especialização, bem como detalhes do funcionamento da pós-graduação, estão disponíveis no site oficial da Especialização em Metodologias Ativas de Aprendizagem (Emaa) e no canal do curso no Telegram.