Vai até domingo (10/7) o prazo de inscrições para a seleção da 8ª turma do Programa de Residência Judicial, iniciativa da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). São ofertadas 50 vagas, direcionadas a bacharéis em Direito e distribuídas entre as comarcas de Natal, Parnamirim e Macaíba. As aulas do módulo R1 estão previstas para iniciar no dia 25 de novembro.
Resultado de um convênio entre as duas instituições, a Residência Judicial se configura como um curso de Pós-Graduação Lato Sensu, caracterizado pela formação teórica e prática em ambiente forense, visando ao aperfeiçoamento profissional na atividade judicante.
A solicitação de inscrição deverá ser realizada exclusivamente no site da Comperve (www.comperve.ufrn.br), até o dia 10 de julho, e custa R$ 180. Após envio da solicitação de inscrição, a partir do dia 13 de julho o candidato, poderá consultar no mesmo site a validação de sua inscrição.
Veja AQUI o edital completo da seleção
Durante a Residência, os participantes têm a oportunidade de realizar pesquisas jurídicas relativas a processos judiciais em tramitação; elaborar minutas completas de despachos, decisões e sentenças; analisar petições, a fim de verificar a sua regularidade processual, a documentação que a instrui e o fundamento jurídico do pedido; colaborar em audiências presididas pelo magistrado preceptor; e também conduzir audiências de conciliação e mediação definidas pelo magistrado preceptor, bem como participar em mutirão de conciliação.