Possível detecção de raras galáxias com anel polar surpreende cientistas

Um enorme estudo de observação de mapas celestes revelou formações muito raras: duas possíveis galáxias de anéis polares. Os resultados foram registrados por uma equipe internacional nesta quarta-feira (13), na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society. As galáxias são compostas por um anel de estrelas e gás perpendicular a um disco espiral. Elas se chamam NGC 4632 e NGC 6156 e foram observadas a partir de uma investigação de mapas de gás hidrogênio em mais de 600 galáxias.

Os esforços fizeram parte da pesquisa WALLABY do radiotelescópio australiano ASKAP (Australian Square Kilometer Array Pathfinder), operado pela CSIRO, a agência científica nacional da Austrália.

Em artigo no site The Conversation, a cientista Baerbel Koribalski, da CSIRO, conta que NGC 4632 é uma galáxia espiral, tipicamente rica em hidrogênio frio — gás que fornece o combustível para a formação de estrelas. Já a outra galáxia detectada, NGC 4632, tem um anel cujo hidrogênio representa cerca de metade da massa do sistema e foi provavelmente aspirado de uma galáxia companheira.

Fonte: Revista GALILEU