Posto de vacinação gratuita contra HPV, roda de conversa e conscientização sobre cânceres ginecológicos acontece no próximo sábado, em Natal

O Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA) terá uma ação especial da campanha Setembro em Flor, de conscientização sobre câncer de colo do útero, ovário, endométrio, vulva e vagina, no próximo sábado (16) das 12h às 21h no Midway Mall, maior shopping center do estado do Rio Grande do Norte, localizado na Avenida Nevaldo Rocha, 3775, no bairro do Tirol, em Natal. No local, será realizado o “dia D” da prevenção, com a presença de especialistas, entre eles ginecologistas, oncologistas e radiologistas, em espaço que ficará no 3º piso do shopping (próximo da Adidas, em frente a Zara).

Além da triagem e orientações com especialistas, haverá um posto de vacinação contra HPV, que serão aplicadas gratuitamente; além de sessões de roda de conversa sobre a prevenção dos cânceres mais incidentes nas mulheres, distribuição de panfletos, preservativos, camisetas e de Cadernetas da Mulher (material que traz as informações que a mulher pode ter em suas mãos para acompanhar a sua rotina de prevenção ao câncer feminino). O local estará também com pilares centrais iluminados com cor da campanha e os banheiros femininos serão adesivados com informação sobre prevenção.

“Este evento será de fundamental importância para divulgação da prevenção dos cânceres ginecológicos e contamos com apoio também das entidades locais e da secretaria municipal e estadual de saúde. Será uma grande oportunidade para vacinação, acolhimento e orientação sobre a importância do diagnóstico precoce”, convida a oncologista clínica Sulene Cunha, da liga norte rio-grandense contra o câncer.

Programação

  • 12h – Abertura com a oncologista clínica Sulene Cunha, da Liga Contra o Câncer;
  • 12h às 20 horas – Aplicação gratuita de vacina contra HPV;
  • 13h às 21h – tira-dúvidas com especialistas;
  • 13h, 16h e 19h – rodas de conversa sobre a prevenção de cânceres ginecológicos.

A realização é do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA) e da Liga Contra o Câncer, com apoio de Midway Mall, Secretaria Municipal de Saúde de Natal e Secretaria de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte.

CÂNCER GINECOLÓGICO EM NÚMEROS – Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam para 704 mil novos casos de câncer por ano no Brasil até 2025. O câncer ginecológico é um dos mais incidentes nas mulheres, sendo que os três órgãos do sistema reprodutor feminino mais acometidos por tumores malignos são os de colo do útero, ovário e corpo do útero (endométrio), que somam 32,1 mil novos casos anuais (510 casos entre as potiguares), o que representa 13,2% de todos os casos de câncer diagnosticados nas brasileiras.

Campanha Setembro em Flor – A campanha que marca o mês de conscientização do câncer ginecológico foi criada em 2021 pela oncologista clínica Andréa Paiva Gadêlha Guimarães, diretora do EVA e coordenadora de Advocacy. A ação surgiu de uma carência de conhecimento da população brasileira sobre os tipos de cânceres que acometem o aparelho reprodutor feminino: câncer de colo de útero, ovário, endométrio, vagina e vulva. Durante as atividades, que ocorrem anualmente em setembro, o foco é conscientizar a população feminina sobre os sintomas e formas de prevenção. Esse ano, a atriz Marieta Severo se torna a madrinha da campanha. Além disso, também haverá parcerias com hospitais e instituições para promover a campanha.

Sobre o Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA) – O EVA é uma associação sem fins lucrativos, composta em sua maioria por médicos, que tem como missão o combate ao câncer ginecológico. Seu time, multiprofissional, atua com foco na educação, pesquisa e prevenção, assim como promove apoio e acolhimento às pacientes e aos familiares.

A idealização e a organização do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos foram iniciadas pela oncologista clínica Angélica Nogueira Rodrigues, no Hospital do Câncer II do Instituto Nacional de Câncer (INCA). A primeira reunião ocorreu em 12 de março de 2010 e o nome Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos passou a ser utilizado a partir desta data.

A primeira reunião para nacionalização do grupo ocorreu no Congresso da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), em 2013, na cidade de Brasília. O nome EVA foi resultado de uma reunião neste evento e foi sugerido pela oncologista clínica, coordenadora da área de apoio ao paciente (advocacy) do grupo, Andréa Paiva Gadelha Guimarães. O ginecologista oncológico Glauco Baiocchi Neto é o diretor-presidente do EVA na gestão 2023-2024.