Na manhã desta segunda-feira (19.12), o prefeito de Natal Álvaro Dias participou da cerimônia de posse dos novos dirigentes do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN) para o biênio 2023/2024. Na ocasião, foi empossado no cargo de presidente do Tribunal o conselheiro Antônio Gilberto de Oliveira Jales.
“O conselheiro Gilberto Jales tem todos os predicados para voltar a exercer a presidência da Casa e todas as condições de fazer um bom trabalho em prol do Estado do Rio Grande do Norte e da fiscalização das contas que são apresentadas, cumprindo a função e as exigências legais que a sociedade norte-riograndense precisa para o bom funcionamento do Tribunal”, declarou Álvaro Dias.
Em seu discurso de posse, o presidente empossado Gilberto Jales traçou algumas diretrizes para a gestão, com destaque para o planejamento estratégico até 2030. Entre os objetivos estratégicos estão o reforço no quadro funcional, atualização e modernização tecnológica, construção de uma política de gestão de pessoas, desenvolvimento sustentável e fortalecimento do controle externo. “Estou aqui para dar o meu melhor. Já vivi essa experiência no biênio 2017-2018. E a sociedade clama por uma gestão eficiente”, observou Gilberto Jales.
A nova composição do TCE foi eleita em votação realizada no dia 1 de dezembro deste ano. O conselheiro Gilberto Jales foi eleito presidente pela segunda vez. O vice-presidente eleito é o conselheiro Francisco Potiguar Cavalcanti Júnior.
Durante a cerimônia, houve a posse dos integrantes das duas Câmaras de Contas, e seus respectivos presidentes, além do diretor da Escola de Contas, o corregedor e o ouvidor de contas. A 1ª Câmara de Contas será composta pelos conselheiros Renato Dias (presidente), Tarcísio Costa e Poti Júnior. Já a 2ª Câmara, será formada pelos conselheiros Adélia Sales (presidente), Paulo Roberto Alves e Carlos Thompson Costa Fernandes.
Para a Corregedoria, foi eleito Paulo Roberto Alves. O diretor da Escola de Contas será o conselheiro Tarcísio Costa. E a Ouvidoria de Contas será dirigida pelo conselheiro Carlos Thompson Costa Fernandes. Os conselheiros substitutos nas Câmaras são Marco Montenegro e Ana Paula de Oliveira Gomes, na 1ª Câmara; e Antônio Ed Santana, na 2ª.