O prefeito de Natal, Álvaro Dias, informou na manhã desta segunda-feira, 22, que Natal vai dobrar o número de leitos de UTI no Hospital de Campanha do município. Segundo o prefeito, 10 Unidades Básicas de Saúde funcionarão com horário estendido para atender a demanda de casos Covid-19 em Natal. Ainda de acordo com o prefeito, serão oferecidos mais leitos de UTIs.
O gestor adiantou que pretende abrir mais 20 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital de Campanha ainda na tarde desta terça. Apesar da farmacêutica norte-americana MSD (Merck Sharp and Dohme), que produz a ivermectina (mas não vende o produto no Brasil), afirmar que ainda não há evidências de que o medicamento traga benefícios ou seja eficaz no tratamento da doença causada pelo novo coronavírus, o prefeito disse que “vamos usar ivermectina”, pois “ivermectina funciona”.
A medicação é considerada por Álvaro, médico por formação, como “grande saída” para combater a pandemia existente. Ele classificou tal medida como “tratamento precoce”, apesar da comunidade científica não a reconhecer como tal. A ivermectina, segundo o prefeito, terá o estoque renovado em todos os pontos de distribuição, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Conhecidas também como postos de saúde, as unidades vão ter horário estendido. Medida se faz necessária para “impedir a propagação do vírus”, comenta Álvaro. O horário estendido também comtempla os centros de tratamento para Covid-19 que funcionam na capital. São eles: Ginásio Nélio Dias, na Lagoa Azul, zona Sul de Natal; Cemure, no Nossa Sra. de Nazaré, zona Oeste; e Palácio dos Esportes, em Petrópolis, zona Leste.