Prefeito de Natal participa de ato público em prol da engorda da praia de Ponta Negra

Centenas de pessoas saíram de suas casas na manhã do último domingo (9) para uma manifestação a favor da obra da engorda da Praia de Ponta Negra, maior cartão postal da cidade. Um ato público que iniciou na Avenida Praia de Ponta Negra e seguiu até o Morro do Careca, contou com a presença do prefeito de Natal, Álvaro Dias, do deputado estadual Luiz Eduardo, vereadores de Natal, entidades do setor do turismo, autoridades municipais, estaduais e federais, empresários e moradores da região.

Em discurso, o prefeito destacou a importância do andamento da obra da engorda para não prejudicar o Morro do Careca que está sendo prejudicado pelo agravamento das erosões. “Hoje viemos abraçar o nosso Morro do Careca como ato simbólico. A obra da engorda é de caráter de urgência. Estamos aqui reunidos com a população para chamar a atenção dos órgãos federativos envolvidos, para que acelerem o processo e possam dar mais celeridade às etapas técnicas e fazer com que o projeto da engorda avance. Precisamos salvar o nosso cartão postal e dessa forma fomentar o turismo, a geração de emprego e renda para a nossa cidade”, afirmou.

Para o secretário do Meio Ambiente do município (Semurb), Thiago Mesquita, o ato público realizado pela população é uma resposta positiva e que é preciso a união dos poderes de competência do estado e da União, para o avanço do processo de emissão da licença. “O projeto da engorda é essencial e estamos preocupados com a falta de celeridade do Idema. É preciso diálogo e compreensão para desenvolver o turismo na região e também para conter o processo de erosão”, explicou.

A manifestação pacífica também contou com a presença do secretário de Infraestrutura (Seinfra), Carlson Gomes que reforçou a importância da obra e o apelo da população. “A obra do enrocamento é essencial para o projeto de engorda com o alargamento da faixa de areia para reduzir a erosão do Morro do Careca. O município já tem em mãos, os 40 questionamentos que o Idema solicitou. Iremos anexar amanhã de manhã na audiência e essa manifestação é para reforçar que a população entendeu a importância da obra, para a recuperação do Morro do Careca”, disse.

Ao lado de sua família, a moradora do bairro de Ponta Negra, Tereza de Souza, fez questão de participar do evento e declarou seu apoio à engorda. “Moro aqui na Vila há mais de 20 anos. Sou da época de subir no morro e hoje em dia não posso chegar perto porque tenho medo. É preciso tomar alguma providência e salvar o nosso cartão postal. Fiz questão de trazer a minha família para participar da caminhada como forma de me solidarizar. Parabenizo todas as autoridades que fizeram esse protesto para sensibilizar o Idema”, finalizou.

O ato público foi encerrado com um abraço coletivo em frente ao Morro do Careca em tom pacífico para chamar a atenção dos órgãos responsáveis pela liberação da licença da obra da engorda.