A Prefeitura Municipal de Macaíba solicitou ao Governo do Estado o destacamento de homens da Força Nacional para reforçar as ações ostensivas de segurança na cidade. Segundo nota, a administração municipal tem feito todo o esforço, dentro do que lhe compete e no limite de suas possibilidades, para preservação do patrimônio público macaibense, segurança dos servidores e do público que depende de serviços, tais como escolas, atendimento de saúde, limpeza pública, dentre outros.
Disse ainda que, a despeito de todo o esforço e bravura dos homens que integram o 11° Batalhão da PMRN, desde o início dos ataques e atos terroristas, foram registradas as seguintes ocorrências em Macaíba:
- ataque com fogo a dois veículos oficiais
- incêndio contra um veículo particular e dois ônibus
- um condutor de ônibus alvejado
- incêndio em galpão da Prefeitura
- ataque com fogo em
uma moto dos Correios e um carro da Cosern - tiros contra o Fórum
- tentativa de incêndio contra Escola Estadual Professora Mariluza Almeida Florentino
- incêndio na Unidade Básica de Saúde do Potengi
- princípio de incêndio no Centro de Saúde
A Prefeitura de Macaíba reforçou que estão suspensos, até deliberação posterior, as aulas da rede municipal, o serviço de coleta de lixo, o atendimento nas unidades básicas de saúde e o atendimento ao público nos órgãos municipais. Estão funcionando exclusivamente para o atendimento ao público a UPA Aluízio Alves, o Pronto Atendimento Odontológico e a Policlínica Municipal Doutor Luiz Faustino da Costa.
A prefeitura disse ainda que espera que a situação seja rapidamente controlada e que a vida de macaibenses e norte-riograndenses volte à normalidade.