Prefeitura de São Paulo lança rival do Uber que paga 89% das corridas ao motorista

A cidade de São Paulo ganhará um rival direto para serviços como Uber e 99. Em anúncio realizado nesta quinta-feira (9), a Prefeitura da Cidade revelou o MobizapSP, um aplicativo dedicado ao transporte individual de passageiros a nível municipal.

Uma das principais vantagens do app é cobrar uma taxa fixa de 10,95% em cima das corridas realizadas pelos motoristas — ou seja, eles devem ficar com 89,05% do valor sugerido. Além disso, como não há tarifa dinâmica, a solução promete ganhos mais justos.

“Você não precisa se preocupar com tarifa dinâmica, você vai sempre receber bem”, disse o vereador Marlon Luz (MDB-SP) a motoristas presentes na coletiva. Quanto aos preços que deverão ser cobrados aos passageiros, ele destaca que as diferenças devem se dar exatamente em horários de pico, já que não há tarifa dinâmica nesses períodos. Em horários regulares, os preços devem ser equiparáveis com outras plataformas.

“Quebrar monopólio”
O MobizapSP foi projetado em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito de São Paulo e foi desenvolvido pela Consilux Tecnologia, que venceu uma licitação de cinco anos para desenvolver e administrar a solução. A proposta é manter a mesma taxa fixa cobrada aos motoristas por esse período.

“O MobizapSP entra no cenário para quebrar o monopólio” dos aplicativos de corrida, segundo Marlon. Ele, que já foi motorista de aplicativo, cita a “dor” dos motoristas em relação à remuneração pelas corridas, além de “descaso” por parte das empresas. “Segurança de passageiros e qualidade de remuneração para motoristas” são dois pontos destacados por ele.

Destacando que “concorrência é sempre bom”, Ricardo Teixeira, secretário de Mobilidade e Trânsito da Prefeitura de São Paulo, afirmou na ocasião que “há uma fragilidade muito grande no controle dos aplicativos [de transporte] da cidade”, já que os principais serviços são controlados pela iniciativa privada.

Fonte: TecMundo