Uma ocupação irregular em área pública nas proximidades do Hospital Santa Catarina, no bairro do Potengi, zona norte de Natal, foi desmobilizada durante toda a manhã desta sexta-feira (8) por equipes da fiscalização municipal. No local existiam sete barracos construídos com lonas, pedaços de madeira e outros materiais, dos quais quatro em estágio de montagem e três em fase de acampamento já com pessoas residindo.
As famílias que estavam na ocupação foram notificadas sobre a retirada e receberão atendimento da secretaria de Trabalho e Assistência Social (Semtas).A ação foi coordenada pelas fiscalizações urbanística e ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e contou também com equipes da Guarda Municipal, Urbana e das secretarias de Mobilidade (STTU) e Serviços Urbanos (Semsur).
“Realizamos a desmobilização no local com a retirada de todo o material das quatro ocupações em estágio inicial de montagem. No entanto, existiam três ocupações já finalizadas e com famílias residindo, nessas fizemos apenas as notificações e informamos que será dado um prazo para que eles possam receber o atendimento social junto a Semtas e serem retirados do local”, explica o supervisor geral de fiscalização ambiental da Semurb, Leonardo Almeida.
O prazo para retiradas das famílias é até a próxima sexta-feira (15) para que o Serviço Especializado em Abordagem Social e do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua possa prestar atendimento a essas pessoas.
A população também pode ser um agente fiscalizador realizando denúncias de ocupação de áreas públicas, inclusive de forma anônima, entrando em contato pelo telefone da Ouvidoria da Semurb no (84) 3616-9829, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, ou ainda pelo e-mail ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br