Prefeitura do Natal discute novos projetos sociais para Mãe Luíza e Passo da Pátria

O prefeito Paulinho Freire e a vice-prefeita Joanna Guerra receberam, nesta terça-feira (6), na sede do Procon Natal, representantes da Fundação Suíça América/Europa (Ameropa), do Centro Sócio Pastoral Nossa Senhora da Conceição, do Instituto Navegar e da Associação para o Desenvolvimento de Iniciativas de Cidadania do RN (ADIC/RN). A reunião teve como objetivo a apresentação de projetos sociais em andamento e o planejamento de novas ações em parceria com o Município, voltadas especialmente para os bairros de Mãe Luíza e Passo da Pátria.

Presente no encontro, a presidente da Fundação Ameropa, Nicole Miescher, sinalizou o apoio contínuo da entidade ao desenvolvimento social da capital potiguar. Há 37 anos, a fundação é parceira ativa dos projetos coordenados pelo Centro Sócio Pastoral, liderado pelo Padre Robério Camilo, na zona Leste da cidade.

Um dos destaques da reunião foi a apresentação do projeto do Mirante de Mãe Luíza, uma proposta urbanística e cultural voltada à expansão do turismo na região e à promoção de atividades socioeducativas. A obra, idealizada por Nicole e pelo Padre Robério, depende da resolução de entraves administrativos para ser iniciada, e a gestão municipal se colocou à disposição para contribuir com a viabilização do projeto.

“É fundamental que a Prefeitura esteja aberta a ouvir e apoiar projetos como esses, que nascem dentro das comunidades e respondem diretamente às suas necessidades. Mãe Luíza e Passo da Pátria são bairros que precisam da atenção do poder público e nossa gestão tem esse compromisso”, afirmou o prefeito Paulinho Freire. O gestor autorizou o encaminhamento de soluções para as demandas que envolvem o poder municipal e garantiu escuta ativa e apoio contínuo às iniciativas apresentadas.

Durante a reunião, também foram abordadas diversas ações voltadas ao bairro do Passo da Pátria, como a criação de um plano de desenvolvimento local com base em escutas populares, a ampliação da parceria com o IFRN e a UFRN, e a implementação de uma escola de esportes náuticos em parceria com o Instituto Navegar e a CODERN. Para o início das atividades esportivas, foi solicitado apoio da Prefeitura na limpeza periódica do terreno onde serão realizadas as práticas.

O professor Carlos Eduardo Campos Freire, diretor-geral do IFRN – Campus Natal – Cidade Alta, e o professor Augusto Ribeiro, docente de Educação Física da instituição e atual coordenador do LEME (Laboratório de Esporte e Movimento), também participaram da reunião. Na ocasião, apresentaram diagnósticos construídos a partir de projetos de pesquisa e extensão conduzidos com ampla participação popular no bairro do Passo da Pátria, abordando aspectos sociais, econômicos e estruturais que refletem a realidade local e contribuem para a formulação de políticas públicas mais eficazes.

A ADIC, por meio do presidente Tárcis Trajano, trouxe um panorama sobre as principais atividades dos projetos sociais desenvolvidos com crianças e adolescentes da área e aproveitou o momento para convidar a vice-prefeita Joanna Guerra para visitar a sede da instituição e conhecer de perto as ações implementadas.

O Padre Robério avaliou a reunião como extremamente produtiva. “Apesar da pauta extensa, conseguimos tratar de questões práticas e encaminhar soluções com o apoio da Prefeitura. A expectativa agora é de que essas ações avancem com celeridade e continuidade”, afirmou.

Também participaram do encontro os secretários municipais Alvamar Vale (Urbana), Felipe Alves (Semsur), Aldo Fernandes (Educação), Hermes Câmara (Esporte e Lazer).