Prejuízos da dependência digital em jovens pautam audiência pública no Legislativo

A Assembleia Legislativa do RN promoveu debate, em audiência pública nesta segunda-feira (14), acerca dos impactos da dependência tecnológica na infância e adolescência. O evento foi proposto pela deputada estadual Cristiane Dantas (SDD) e contou com a participação de representantes do Executivo estadual e municipal, médicos especialistas, psicólogas que trabalham diretamente com o tema e público envolvidos, além de outros membros da sociedade civil.

Segundo a deputada Cristiane Dantas, as tecnologias de informação estão criando uma nova dinâmica social e alterando o modo de vida das pessoas e a maneira de se relacionarem.

“A pesquisa nacional por amostra de domicílios, do IBGE, em 2021, revelou que mais de 155 milhões de brasileiros maiores de 10 anos possuem celular para uso pessoal. 84,4 % da população da época. Outro estudo, divulgado pela plataforma de mídia digital ‘Turbine’, mostra que 20% dos brasileiros não ficam mais de 30 minutos longe do celular. O acesso à tecnologia móvel, especialmente após a pandemia, é apontado por estudiosos como um dos fatores que contribuem para a dependência tecnológica – ou nomofobia – que é o medo de estar sem acesso ao celular”, revelou.

Ainda de acordo com a parlamentar, pais de crianças e jovens nascidos a partir dos anos 2000 enfrentam diariamente o desafio de lidar com uma geração de nativos digitais, que já nasceu hiperconectada.