O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) e Diretor 1º Secretário da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Amaro Sales de Araújo, prestigiou a abertura do 5º Festival SESI de Robótica, nessa quarta-feira (15). O evento, que acontece na Arena Mané Garrincha, em Brasília, reúne mais de 2 mil estudantes de escolas da rede SESI e SENAI, públicas e privadas das 27 unidades da federação para o Torneio SESI de Robótica.
Da rede SESI Escola RN, participam do torneio 35 alunos, representando seis equipes: Jovens Punarés, Batlego e Guaranis, que disputam na categoria FLL; Equipe Teccactus, na (FTC); a Carcaralux, na F1 in schools; e, por fim, a equipe P0t1bot, na categoria FRC. São estudantes com idades entre 9 e 19 anos que precisam usar conhecimentos de engenharia, programação, marketing, negócios e projetos sociais nas disputas, desenhadas para estimular a criatividade e o pensamento crítico.
“A participação no torneio de robótica é muito importante para o SESI-RN, que traz uma delegação de jovens que pensaram soluções inovadoras e tecnológicas. É uma missão do SESI-RN, que temos incentivado, o ensino de excelência em nossas SESI Escolas e a robótica faz parte dessa aprendizagem e formação dos nossos alunos”, comenta o presidente da FIERN. “Desejo boa sorte às nossas equipes para que possamos trazer mais uma vez um registro da liderança num torneio tão importante”, completa Amaro.
Também participaram da abertura do Festival o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins, e o diretor regional SENAI-RN, Rodrigo Mello.
“Para nós é muito importante participar de mais uma etapa nacional do torneio. A robótica, para o SESI-RN, é um complemento à sala de aula, é onde os professores podem levar a teoria para o ambiente prático, nos laboratórios”, afirma Martins. “Ano a ano conseguimos elevar a qualidade das nossas equipes na competição e neste ano temos chances de termos bons resultados. Mas, para além disso, é uma grande experiência para todos esses jovens, que levarão esse momento, com grandes ensinamentos, para o resto da vida”, acrescenta o superintendente do SESI-RN.