O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, participou da apresentação feita pelo Governo do Estado do projeto do Porto-Indústria Verde a representantes da empresa Terminal Investment Limited (TiL), do Sebrae e de órgãos federais, na quarta-feira (7). O equipamento, a ser instalado no município de Caiçara do Norte, será ponto de partida para o desenvolvimento da energia eólica offshore no estado.
O Porto Verde está orçado em R$ 5,6 bi e despertou o interesse de investidores nacionais e estrangeiros que poderão aportar divisas na economia do Rio Grande do Norte. A apresentação foi realizada pela governadora Fátima Bezerra e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, com detalhamento técnico apresentado pelo coordenador de Desenvolvimento Energético da Sedec, Hugo Fonseca.
Para Serquiz, o Porto-Indústria Verde poderá ser um ‘abre-alas’ da energia eólica offshore no Rio Grande do Norte e vai otimizar o potencial dessa atividade no litoral norte do estado. “O Rio Grande do Norte já é o maior produtor de energia eólica em terra do Brasil, com 8,8 gigawatts [gW] em operação e a contratação de 5,8 gW para os próximos anos. Para o offshore, os estudos realizados pelo SENAI-RN sinalizam um potencial de 51 gW no nosso estado”, acrescenta.
A governadora Fátima Bezerra destacou a parceria entre o governo e o Sistema Indústria, ressaltando o papel do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) – que destacou como um dos principais centros em energias do país – e mencionou a parceria em torno do desenvolvimento do Atlas Eólico e Solar.
Fonte: FIERN