Presidente da FNQ apresenta Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) para liderança do Senac RN

Diretores e gestores do Senac RN participaram de uma reunião online promovida pela Divisão de Transformação Organizacional, através do Núcleo de Planejamento e Gestão, para a apresentação do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), uma ferramenta prevista no planejamento estratégico 2023-2026 da instituição.

Toda a apresentação foi conduzida pelo presidente da Fundação Nacional de Qualidade, Ronaldo Dausha.

O MEG é o carro-chefe da FNQ para concretizar sua missão, que é estimular e apoiar as organizações brasileiras no desenvolvimento e evolução de sua gestão, tornando-as sustentáveis, cooperativas e gerando valor para a sociedade e outras partes interessadas. Ele incorpora as mais recentes e emergentes questões relacionadas à gestão e é composto por oito Fundamentos da Excelência, que se desdobram em temas e processos para os quais são indicadas as ferramentas mais adequadas. A figura abaixo representa graficamente o MEG, baseada no Tangram (quebra-cabeça de sete peças de origem chinesa), criado com inspiração nas cores da bandeira do Brasil e no Ciclo PDCL.

Com a apresentação do MEG, o próximo passo será capacitar a equipe de especialistas dedicados ao SGI – Sistema de Gestão Integrado, e posteriormente sensibilizar toda a força de trabalho para a adequação e adoção do Modelo de Excelência de Gestão. Após essa etapa e a adaptação do Senac RN a todos os critérios estabelecidos pela FNQ, a instituição estará apta a submeter-se à certificação MEG, que reconhecerá a excelência na gestão dos processos internos.

“Esse encontro online da nossa liderança com a FNQ foi mais um passo dado em nosso planejamento até 2026. Saímos dessa reunião muito animados e empolgados com tudo o que podemos agregar de inovador e excelente em nossa gestão. A apresentação feita pelo presidente Ronald esclareceu e nos norteou sobre vários aspectos e agora é continuar cumprindo com o que planejamos, para, em um futuro próximo, sermos ainda mais reconhecidos pelo nosso trabalho de excelência”, disse o executivo de transformação organizacional, Eduardo Arruda.