Professor da EMUFRN é coautor de livro sobre violoncelo

O professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN/UFRN), Fabio Soren Presgrave, contribuiu como coautor na produção do livro Violoncelo, um compêndio brasileiro. Lançado pela Editora UFMS, a obra conta com a participação de professores brasileiros e estrangeiros.

O livro proporciona conhecer o passado, compreender o presente e pensar no futuro do violoncelo. Por ser considerado um importante instrumento de corda para compor performances musicais, o exemplar traz reflexões quanto a importância e valorização dos profissionais e pesquisas na área.

O professor Fabio Presgrave conta um pouco da história do violoncelo no cenário cultural potiguar. Além disso, ele desenvolve a sua análise baseada na jornada e trabalho do músico e professor italiano Thomaz Babini no Rio Grande do Norte.

De acordo com Pesgrave, a chegada de Thomaz Babini em Natal tornou-se um dos principais pontos de mudança na história da música brasileira, como também do violoncelo mundial. O “efeito Babini” auxiliou na formação dos renomados violoncelistas Aldo Parisot , Italo Babini, Mario Tavares e Nany Devos.