Professor Ildisnei Medeiros, conhecido como “Disney”, é citado em revista da UFRGS que discute democratização do ensino da Arte

O professor potiguar Ildisnei Medeiros, ou simplesmente “Prof. Disney” para seus alunos, foi citado pelo seu trabalho na área de Arte-educação por Ana Mae Barbosa, educadora brasileira, pioneira em arte-educação por sua sistematização da “Proposta Triangular” e  professora titular aposentada da Universidade de São Paulo (USP). 

Ana Mae Barbosa enxergou nas artes muito além da estética, a criatividade ou seu potencial crítico e transformador. Viu nela a oportunidade de aprender e educar. No Brasil e no mundo, é reconhecidamente a pioneira na propagação da arte-educação. Ela desenvolveu um método de ensinar por meio da arte, conhecido como Abordagem Triangular, que se sustenta em três pilares: conhecer a história e discutir a estética, o próprio fazer artístico e sua produção, e saber apreciar uma obra de arte, independente de qual seja a linguagem artística.

Na revista em que “Disney” é citado, Ana Mae Barbosa fala sobre da experiência de ensino de Arte em acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Nordeste do Brasil com a colaboração da Escolinha de Arte Newton Navarro nos anos 90. Ainda no mesmo documento, a professora fala do Curso de Formação de Professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que preparava os professores de ensino Fundamental para o MST em diálogo com os líderes do Movimento para determinação do currículo. Diz ainda que foi um curso de contornos teóricos Pós-Modernos e chegava a conferir créditos a ida ao Teatro ou a uma exposição de Artes Visuais. 

Confira: https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/99784