Professor José Arnóbio de Araújo diz que nomeação de interventor é uma afronta contra a democracia

O professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), José Arnóbio de Araújo Filho, eleito (na eleição que aconteceu em dezembro de 2019) reitor do IFRN, divulgou um vídeo nas redes sociais em que esclarece a respeito do pleito. 

Segundo o professor Arnóbio, em 2019 houve um pleito eleitoral onde foram eleitos todos os diretores gerais e um reitor. Ele concorreu com mais 3 candidatos e obteve 48,25% dos votos válidos da instituição. Ou seja, a comunidade elegeu-o como novo reitor. O processo foi encaminhado ao órgão máximo da instituição, e não foi identificado nenhum problema. Logo após esse trâmite, foi encaminhado a Brasília, em janeiro, e para surpresa, foi nomeado hoje (20) um interventor como reitor da instituição, conforme noticiamos AQUI

Arnóbio de Araújo afirma que isso faz com que a comunidade, que se colocou na expectativa de eleger uma pessoa democraticamente, tenha seu voto simplesmente negado. Declara ainda que “isso é uma afronta contra a democracia, é uma afronta a uma instituição que tem 110 anos de história, de atividades e serviços prestados à comunidade potiguar. E isso é, inclusive para os nossos alunos, um deserviço institucional e educacional. Então, a gente espera para que esse processo possa ser revisto, para o que a comunidade decidiu seja efetivamente feito. Ou seja, que o reitor eleito possa ser nomeado. Não existe nenhuma mácula no processo, para que possa referendar a colocação de um interventor na nossa instituição. A gente entende que de repente existe alguma interferência externa em todo esse processo que, para nós, é algo muito ruim.” 

Confira o vídeo:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial