A popularização da Psicologia é essencial para propagar a pesquisa acadêmica e capacitar profissionais. Nesse contexto, professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) traduzem guia de psicologia na área de Redução do Risco de Desastres (RRD). A obra é intitulada Manual ABCDE para a aplicação dos primeiros auxílios psicológicos (em crises individuais e coletivas). A iniciativa tem como um dos principais objetivos suprir o déficit teórico-metodológico, especialmente no Brasil, sobre o tema.
Tradução, adaptação e prefácio ficaram sob responsabilidade dos professores Pitágoras Bindé e Katie Almondes, do Departamento de Psicologia da UFRN (Depsi/UFRN). Escrita originalmente em espanhol, a obra tem como autores originais Paula Cortés Montenegro e Rodrigo Figueroa Cabello, da Pontificia Universidad Católica de Chile (PUC Chile).
De acordo com Bindé, essa é uma conquista para a comunidade multidisciplinar de RRD. A expectativa é de que a versão em português auxilie o fomento do assunto no Brasil. “Vamos fazer essa publicação chegar ao maior número possível de colegas e profissionais interessados na área. Juntos, podemos transformar a gestão dos riscos de desastres no país, promovendo mais segurança e resiliência para as nossas comunidades”, afirma.
O livro é resultado da colaboração internacional entre o Centro de Pesquisa para Gestão Integrada dos Riscos de Desastres (CIGIDEN/Santiago do Chile) e a UFRN. A publicação oferece ferramentas e práticas que podem fazer a diferença em momentos críticos. A obra mostra como restaurar o bem-estar emocional e a funcionalidade de uma pessoa ou grupo impactado por situações potencialmente traumáticas. Além disso, também trata da prevenção do desenvolvimento de sequelas emocionais a longo prazo.
O documento, já reconhecido internacionalmente, agora se encontra disponível em língua portuguesa com adaptação ao cenário brasileiro. O e-book foi publicado pela Editora da UFRN (EDUFRN). Acesse gratuitamente o texto completo.