Projeto ambulante legal entra em funcionamento em Natal

A praia de Ponta Negra, um dos principais cartões postais de Natal, passou a contar na terça-feira (5) com o ordenamento do calçadão. Anteriormente, vendedores e ambulantes atuavam de forma irregular, sem identificação e segurança jurídica, agora, com a instituição do projeto Ambulante Legal, os trabalhadores poderão operar de forma plena e respaldada.

Isso é resultado da reivindicação e articulação antigas promovidas pelo vereador Raniere Barbosa. Desde o início, um pensamento era unânime: os trabalhadores informais precisam de justo acesso ao trabalho, visando à obtenção de suas rendas. Assim, para não impedir esse direito fundamental de acesso ao trabalho, segundo o parlamentar, não foram contados esforços para que esta garantia se materializasse.

Na terça-feira (5), houve a solenidade de entrega dos crachás e coletes a, aproximadamente, 30 trabalhadores. O encontro aconteceu na Secretaria Municipal de Administração (SEMAD).

“Esse número é só uma fração dos cidadãos que irão trabalhar na Orla. Planejamos e trabalhamos para que 204 ambulantes fiquem no calçadão e na faixa de areia da Praia de Ponta Negra. A entrega do material ao restante dos cadastrados será realizada ainda ao longo desta semana”, destacou o vereador Raniere Barbosa.

Participaram da ação, o secretário de Serviços Urbanos (SEMSUR), Irapoã Nóbrega, o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Daniel Marinho, o chefe de Fiscalização da Semsur, Carlos Falcão, o supervisor geral de Fiscalização da Semurb, Leonardo Almeida, e a equipe da empresa Ferreira Costa – que apoiou a iniciativa doando materiais de identificação aos comerciantes.

Com informações do jornalista Túlio Lemos