O projeto Ciclo de Cinema Social Aplicado (Cine CCSA) lança nesta quarta-feira, 28, os curtas-metragens potiguares A Freira e Sob as luzes dessa avenida. A exibição acontece a partir das 17h no Auditório do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais Aplicadas (Nepsa 1), no Campus Central da UFRN. O evento é gratuito, aberto ao público e ainda conta com um bate-papo com as equipes realizadoras.
Com direção de José Correia Torres Neto, A Freira conta a história de uma religiosa que exerce a função de faxineira em um convento e que expõe o seu cotidiano e o das pessoas que nele convivem. Em meio aos pensamentos, ela discorre sobre hierarquias, desejos, reentrâncias das religiões – não só da que ela participa – e acerca daquilo que a faz humana. A freira é uma pessoa que consegue enxergar o lugar de tudo e o lugar de cada um. Ela consegue aceitar, analisar, repugnar e ter uma crítica guardada na manga do hábito.
Já Sob as luzes dessa avenida, de Doc Câmara, mostra a força e a luta das mulheres trans, sua resistência e a sua representatividade na sociedade a partir da atuação da atriz Geisla Blanco. O evento é produzido em parceria com a Cooperativa Cultural Universitária, que também sorteará livros entre a plateia. Outras informações podem ser consultadas no site da ação ou no perfil da Cooperativa no Instagram.