O Projeto Talento Metrópole, iniciativa que oferta orientação educacional e formação complementar a jovens com superdotação (altas habilidades cognitivas), adiou o prazo de inscrição para novos candidatos até o dia 16 de janeiro. Para se inscrever, os interessados devem preencher formulário eletrônico e enviar mensagem para o e-mail talentometropole@imd.ufrn.br, contendo todos os documentos descritos no edital.
Promovido pelo Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), o programa é voltado para estudantes da rede pública ou privada de ensino que estejam cursando o ensino médio ou os últimos três anos do ensino fundamental.
Instituído como um projeto do IMD em 2015, o Talento Metrópole oferece uma formação adequada a adolescentes com o perfil de altas habilidades/superdotação, utilizando metodologias que rompem com os padrões tradicionais de ensino, estimulando o interesse pela pesquisa científica e pela expansão dos conhecimentos na área de Tecnologia da Informação.
O estudante que ingressa no programa é acompanhado por um tutor (professor pesquisador da UFRN), junto ao qual desenvolve um plano individual de trabalho, considerando interesses, habilidades e competências do aluno, que poderá cursar componentes curriculares nos diferentes níveis de formação da Universidade.
Além disso, o estudante dispõe de toda a infraestrutura do IMD, sendo assistido por equipe especializada constituída por psicólogos, pedagogos e assistente social. Desse modo, o programa também atua como um agente social, porque oferece assistência a crianças e adolescentes com um perfil que se constitui em uma necessidade educacional especial.
Processo seletivo
O processo seletivo para ingresso no Talento Metrópole acontece em três etapas. Na primeira, é feita uma triagem digital, realizada pela plataforma E-Genius, que verifica indicadores comportamentais comuns a jovens com altas habilidades. Para isso, os candidatos receberão informações, após se inscreverem, para baixar o aplicativo vinculado à plataforma e realizar o teste lá disponibilizado.
A segunda etapa será constituída de uma Avaliação de Competências e Habilidades Cognitivas, a ser aplicada presencialmente, na sede do Instituto Metrópole Digital. O objetivo é avaliar habilidades e competências potenciais relevantes para a Tecnologia da Informação, Inteligência e Criatividade. Os 45 candidatos que obtiverem as maiores médias serão selecionados para a terceira fase, que é o Curso de Férias do IMD.
Para saber mais detalhes sobre as etapas da seleção, suas respectivas datas e outras informações, os interessados devem acessar o edital. O resultado final do processo seletivo está previsto para o dia 22 de março.