Projeto que autoriza privatização dos Correios segue para o Senado; apenas dois deputados do RN votaram “NÃO”

O projeto de lei que autoriza a privatização dos Correios, o PL 591/2021, foi aprovado, ontem, 05, pela Câmara dos Deputados, por 286 votos favoráveis e 173 contra. A matéria segue para ser avaliada pelo Senado Federal e, se houver alterações no texto principal, retornará para a Câmara para uma nova votação. A oposição tentou adiar a votação do substitutivo do relator, deputado Gil Cutrim (Republicanos-MA), mas não teve sucesso. Os requerimentos para a retirada da matéria da pauta e para o adiamento da votação foram rejeitados pela maioria, liderada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que presidiu a sessão.

O discurso da oposição de que o serviço postal é estratégico para o país e de que o cidadão vai pagar mais caro pelo serviço postal privado, que não terá interesse de operar em áreas distantes e menos rentáveis, não convenceu a maioria dos parlamentares. Todos os destaques que pretendiam alterar o texto do projeto foram rejeitados.

BANCADA DO RN

Os deputados federais Natália Bonavides (PT) e Rafael Motta (PSB) votaram contra o projeto de privatização dos Correios. Os deputados que votaram a favor foram: Walter Alves (MDB), João Maia (PL), General Girão (PSL) e Beto Rosado (PP). Os deputados Benes Leocádio (Republicanos) e Carla Dickson (Pros) estavam ausentes.