Provas do Enem 2017 serão realizadas em dois domingos seguidos 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano será realizado em dois domingos seguidos e não mais num final de semana, sábado e domingo, como aconteceu até o ano passado. A avaliação acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro. As inscrições serão realizadas de 8 a 19 de maio, com publicação do edital no começo de abril.

A mudança para provas no domingo deve beneficiar sobretudo os sabatistas, integrantes de religiões que guardam o sábado. Até o ano passado, eles ficavam isolados em uma sala das 13h (horário de início da prova, hora de Brasília) até pôr do sol. Faziam a avaliação somente no sábado à noite.

O MEC anunciou ainda uma reforço na segurança do exame. A partir de agora, os cadernos de provas serão personalizados. Estarão identificados com o nome e o número de inscrição do estudante. Até o ano passado o caderno de prova não continha o nome do candidato. 

Outras novidades:

* Não haverá mais certificação do ensino médio. Quem quiser o diploma desse nível de ensino terá que participar do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos, realizado em parcerias com Estados e Municípios (ensino fundamental e médio). 

* A partir deste ano, para conseguir gratuidade na inscrição do Enem o candidato terá que ser inscrito no CAD Único, do governo federal. Terá, portanto, que informar o NIS (Número de Identificação Social).

* O pedido de tempo adicional de provas – uma hora a mais para quem tem direito assegurado por lei – deverá ser feito no ato da inscrição. Até o ano passado esse requerimento ocorria no dia de realização do exame.