Puérperas da Maternidade Escola Januário Cicco recebem vacina contra a covid-19

A Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculada à rede Ebserh/MEC, por meio da Vigilância Epidemiológica Hospitalar, fechou acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para imunizar as puérperas da casa com a vacina contra a covid-19. No acordo, a maternidade envia, diariamente, a lista para a SMS com três puérperas elegíveis a receber o imunizante. A parceria visa a vacinar todas as mães que se enquadram nos parâmetros da campanha. “A medida serve de proteção para as mães, os bebês e profissionais da instituição”, afirma Maria da Guia de Medeiros Garcia, gerente de Atenção à Saúde da MEJC.

Os profissionais da MEJC realizam uma busca ativa para vacinar a mãe oriunda da enfermaria Canguru ou Mãe Acompanhante, a qual precisa confirmar o interesse em receber a dose. Todo dia, o nome de três mães é enviado para a SMS, que, sob a tutela da coordenadora do núcleo de imunização do município de Natal, Veruska Ramos Torres, organiza um espaço no “drive” da vacina localizado no Palácio dos Esportes, em Natal. A maternidade disponibiliza o translado das puérperas.

Maria José Barbosa da Costa, residente em Natal, no Bairro Dixsept Rosado, desde o dia 8 de maio é uma das mães pacientes da MEJC que foram imunizadas. Maria comenta quanto ao sentimento de segurança que a vacina proporciona. “Preciso visitar meu bebê que está na UTI e, com a vacina, eu fico mais tranquila”, afirma.

O Núcleo de Vigilância Hospitalar da MEJC trabalha para que até o fim do mês de junho todas as puérperas da casa estejam vacinadas.