“Putin fracassará e Europa prevalecerá”, diz chefe da União Europeia

A Comissão Europeia divulgou ontem (14) uma série de propostas para conter o aumento do preço da energia que atinge a Europa desde a invasão da Ucrânia pela Rússia e enfatizou que a solidariedade do bloco a Kiev é “inabalável”. Com a primeira-dama ucraniana, Olena Zelenska, como convidada de honra em seu discurso anual sobre o estado da união, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que as sanções à Rússia estão tendo um impacto real e vieram para ficar.

“Nunca antes este Parlamento debateu o estado de nossa União com uma guerra em solo europeu”, disse ao Parlamento Europeu em Estrasburgo, na França, vestindo azul e amarelo – as cores das bandeiras da Ucrânia e da União Europeia. “E estou aqui com a convicção de que, com coragem e solidariedade, Putin fracassará e a Europa prevalecerá”, disse. “A solidariedade da Europa com a Ucrânia permanecerá inabalável”, acrescentou.

Von der Leyen, cujas propostas para ajudar famílias e empresas europeias incluem um limite de lucros de empresas de energia e a imposição de cortes no uso de eletricidade em todo o bloco, disse que a UE também está trabalhando para proteger famílias e empresas.

Fonte: DW Brasil