O deputado Celso Sabino (União-PA) vai assumir o comando do Ministério do Turismo após pressão da bancada de seu partido na Câmara por representatividade na Esplanada. Aos 44 anos, o parlamentar substitui a também deputada Daniela Carneiro (União-RJ), que, apesar de integrar a legenda, pediu desfiliação depois de desentendimentos com a direção da sigla.
Deputados do União Brasil rejeitaram a indicação de Daniela como parte da cota do partido nos ministérios do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para os parlamentares, a agora ex-ministra representava a cota pessoal de Lula. Além do Turismo, o União Brasil comanda mais duas pastas: Integração Nacional e Comunicações. Os dois ministérios são apontados como da cota do senador Davi Alcolumbre (AP).
Em mais de uma oportunidade, o líder do partido na Câmara, Elmar Nascimento (BA), disse que os nomes do partido que integram o governo não representam a bancada da Câmara. Ele também anunciou que a sigla adotaria uma posição de independência na Casa. A nomeação de Sabino vem na esteira do esforço do Planalto para atrair de vez os votos dos deputados da legenda, e consolidar uma base de apoio político na Câmara.
Fonte: G1