Pré-candidato a prefeito de Natal pelo partido Avante, Rafael Motta anunciou, nesta quarta-feira (7), o lançamento de uma proposta inovadora para a modernização da administração pública municipal: o programa Facilita Natal.
“Estamos um passo importante para transformar Natal em uma cidade mais moderna, eficiente e sustentável. O programa Facilita Natal vai facilitar a vida dos natalenses e melhorar a gestão pública, fazendo com que nossa cidade se torne um exemplo de inovação”, destaca Rafael.
A iniciativa faz parte do Movimento Participativo “Natal Cidade dos Sonhos”, criado pelo pré-candidato no mês passado, com o objetivo de coletar ideias e sugestões para o seu plano de gestão para Natal no período de 2025 a 2028.
O programa Facilita Natal visa transformar a gestão pública de Natal em um modelo de eficiência, transparência e sustentabilidade, eliminando o uso de papel nos processos administrativos e ampliando o acesso digital aos serviços públicos.
“Convido todos a conhecerem mais sobre essa e outras propostas acessando o site do nosso movimento”, acrescenta o pré-candidato a prefeito de Natal. Para mais informações, acesse sonharnatal.com e participe do movimento.
Objetivos do Programa Facilita Natal:
1. Reduzir o uso de papel na administração pública municipal.
2. Agilizar e simplificar os processos administrativos.
3. Ampliar o acesso digital a serviços públicos de saúde, educação e outros.
4. Aumentar a transparência e a eficiência na gestão pública.
5. Promover a sustentabilidade ambiental.
Eixos do Programa:
● Tramitação Eletrônica de Documentos e Processos: Implementação de uma plataforma de gestão documental, capacitação de servidores e digitalização de arquivos, além do uso de assinaturas digitais.
● Serviços Públicos Digitais: Desenvolvimento de um portal integrado para acesso a diversos serviços públicos online, incluindo o agendamento de consultas e exames médicos pelo WhatsApp, matrícula em escolas, solicitação e emissão de certidões, licenças e alvarás e outras formas de atendimento ao cidadão.
● Sustentabilidade e Educação Ambiental: Realização de campanhas de conscientização sobre os benefícios do programa, promoção da redução de resíduos e estabelecimento de parcerias com instituições de ensino para desenvolver projetos educativos relacionados à sustentabilidade.
● Monitoramento e Avaliação: Estabelecimento de indicadores de desempenho, publicação de relatórios periódicos sobre o progresso e os impactos do programa, e coleta de feedback dos cidadãos.
O detalhamento completo do programa Facilita Natal segue em anexo e está disponível no site do movimento participativo ‘Natal Cidade dos Sonhos’, no link sonharnatal.com.