Região Metropolitana de Natal chove acima de 100mm, segundo Emparn

O sistema de monitoramento das chuvas, desenvolvido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou precipitações em 90 dos 293 postos distribuídos no estado. O primeiro boletim pluviométrico, referente ao período das 7h do sábado, até o mesmo horário deste domingo(06/03) mostra acumulados acima de 100 milímetros (mm) em alguns municípios da região metropolitana da capital potiguar, como Parnamirim que registrou 136,1 mm, seguido de Extremoz, com 129mm e Natal com 103,4mm.

O chefe da unidade de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, explica que as chuvas decorreram da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) sobre o estado. “O período chuvoso se iniciou no RN. Associado a ZCIT, a temperatura do oceano Atlântico está 1,5°C  acima do normal o que aumenta umidade, sobretudo no período da noite com a influência da brisa, favorecendo a maiores volumes no território do litoral”, completou.

Na região Agreste, os maiores volumes contabilizados foram em Poço Branco com 82,2mm, Nova Cruz, 47 mm e Ielmo Marinho com 43.4. Já na Região Central, boas chuvas foram em Santana do Seridó com 32.4mm e Florânia com 25,4mm e no Oeste, em Portalegre 31 mm e em Itaú 29.4mm

“Alguns postos do Cemadem (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) registraram volumes acima de 250 mm em bairros de Natal. Esse acumulado é resultado da influência da proximidade ao Rio Potengi, especialmente em bairros como Cidade Alta e arredores, por estarem localizados num corredor onde ocorre umidade em níveis mais altos”, declarou Bristot.

A previsão para o domingo é de céu parcialmente nublado com possibilidade de chuvas, entre 1mm e 30mm, nas Regiões do Alto Oeste, Vale do Açu, Seridó e Agreste.

A expectativa do especialista é que a ZCIT siga atuando até o mês de maio e a previsão é de chuvas no estado com volumes normais e boa distribuição territorial. “Seguimos analisando, semana a semana a atuação e a predominância dos sistemas meteorológicos e das condições dos oceanos”, disse Bristot.

A média estadual de volumes de chuvas esperada para o período (março a maio) é de 433,2; no Oeste: 479,2; na Região Central: 376,9; Agreste: 343,2; Leste: 533,8mm.

Acesse o sistema de monitoramento das chuvas da Emparn, no site emparn.rn.gov.br, menu Meteorologia. Além de informações sobre a chuva, com a publicação diária de 5 boletins pluviométricos, o visitante pode acessar informações sobre temperatura, umidade, zoneamento agrícola entre outros.