REINO UNIDO: Charles inicia em Berlim sua 1ª visita de Estado como rei

O rei Charles 3º do Reino Unido foi recebido nesta quarta-feira (29/03) com honras militares no Portão de Brandemburgo, em Berlim, em sua primeira visita de Estado ao exterior depois de ser coroado. Charles, que em setembro sucedeu sua mãe, a rainha Elizabeth 2ª, no trono, deveria viajar primeiro para a França, mas cancelou essa parte da viagem devido à onda de protestos intensos que atingem o país europeu, contrários à reforma da previdência do presidente Emmanuel Macron.

A viagem faz parte dos esforços do Reino Unido para restabelecer laços com a União Europeia (UE) após o Brexit. O presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, afirmou que o fato de Charles ter escolhido a França e a Alemanha para sua primeira visita de Estado, antes mesmo de sua coroação em maio, foi um importante “gesto europeu”.

“Hoje, exatamente seis anos depois de o Reino Unido iniciar sua saída da União Europeia, estamos abrindo um novo capítulo em nossas relações”, disse o chefe de Estado alemão, que recebeu em Berlim o monarca e sua esposa, a rainha consorte Camilla.

Mais cedo, em mensagem no Twitter, o casal real já havia expressado sua “grande alegria por poder continuar o aprofundamento da amizade de longa data entre nossas duas nações”.

Durante uma visita de três dias à Alemanha – que incluirá, além da capital, o estado vizinho de Brandemburgo e a cidade de Hamburgo, no norte –, o rei britânico participará de compromissos envolvendo questões binacionais, sustentabilidade e a crise na Ucrânia, informou o Palácio de Buckingham.