O reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), professor José Arnóbio de Araújo Filho, foi eleito vice-presidente de Relações Institucionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). A escolha ocorreu durante a 140ª Reunião Ordinária do colegiado, realizada na quarta-feira (4/12), em Brasília. Arnóbio integrará a gestão da chapa única “Diversidade que une, educação que transforma”, encabeçada pela reitora do Colégio Pedro II, Ana Paula Giraux, eleita presidente do Conselho para 2025.
Para Arnóbio, o cargo representa mais do que um reconhecimento pessoal, destacando o papel do IFRN como protagonista nas articulações nacionais. “Assumir essa vice-presidência é levar o nome do IFRN para um espaço de diálogo e de construção coletiva. Meu compromisso será contribuir para fortalecer as relações institucionais, promovendo a integração da Rede Federal e defendendo as pautas que impactam diretamente na educação pública do nosso país”, afirmou.
Nova gestão
Ana Paula Giraux assume o cargo em fevereiro de 2025, sucedendo Elias Monteiro, reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). A presidente eleita, além de José Arnóbio, contará com Ana Paula Palheta (reitora do Instituto Federal do Pará) como vice-presidente de Assuntos Acadêmicos; Elaine Cassiano (reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) na vice-presidência de Administração; e Maurício Gariba Júnior (reitor do Instituto Federal de Santa Catarina) na vice-presidência de Gestão de Pessoas.