A segurança da comunidade universitária foi discutida ontem, 6, quando o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, recebeu os representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Letícia Correa, Michael Castro e Lorran Silva. O momento de diálogo permitiu também a troca de informações sobre o Código de Conduta dos Agentes Públicos e Estudantes da UFRN, assim como o projeto de criação da Comissão de Humanização das Relações, no sentido de assegurar a boa convivência na instituição.
O propósito da comissão foi detalhado pelo psicólogo da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) e coordenador da iniciativa, Joatã Soares, que destacou o objetivo de assegurar os princípios institucionais na atuação da comunidade universitária, e convidou a representação estudantil para participar da construção do projeto. Os integrantes do DCE sinalizaram interesse em participar da ação e também solicitaram mais espaços de discussão para o conhecimento e incorporação do Código de Conduta da UFRN pelos servidores e alunos.
O DCE ainda pediu o compromisso da gestão na avaliação da abordagem da segurança do Campus Universitário, em virtude de uma manifestação apresentada na Ouvidoria e recebida pela Pró-Reitoria de Administração (Proad), que será apurada. Todos os encaminhamentos foram acatados pelo reitor, que reforçou a importância da educação para assegurar a boa convivência na instituição. “Precisamos estar juntos na construção de uma universidade cada vez melhor”, destacou Daniel Diniz, ao enfatizar a importância do diálogo permanente com os estudantes e parabenizá-los pela maturidade na condução das demandas.
“Temos mantido uma via de comunicação muito saudável com a Reitoria”, afirmou a coordenadora-geral do DCE, Letícia Correa, que também agradeceu a oportunidade de diálogo. A reunião contou ainda com a participação do vice-reitor da UFRN, Henio Ferreira de Miranda; da pró-reitora de Administração, Maria do Carmo de Medeiros; da pró-reitora de Gestão de Pessoas, Mirian Dantas dos Santos; dos pró-reitores de Assuntos Estudantis, Edmilson Lopes Júnior e José Pereira de Melo, além do diretor de Segurança Patrimonial da UFRN, José Anchieta de Freitas.