Reitoria da UFRN manifesta apoio à reestruturação da carreira dos técnicos

O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, reuniu-se com representantes do Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior do Rio Grande do Norte (Sintest), na tarde desta segunda-feira, 26 de fevereiro, na Reitoria. Na ocasião, o gestor reforçou o apoio da gestão à proposta de reestruturação da Carreira do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE).

O reitor Daniel Diniz falou sobre a relevância da categoria para o funcionamento pleno da instituição de ensino, ao ressaltar a necessidade de atualização do plano de carreira dos técnicos em consonância com as demandas atuais das universidades. O docente também contou que a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) manifestou apoio à proposta, conforme foi divulgado no portal da entidade.

A representação do Sintest destacou os esforços que vêm sendo feitos, junto ao Governo Federal, para a reestruturação da carreira dos técnico-administrativos em Educação. Nesse sentido, a entidade agradeceu o apoio da UFRN e também se colocou à disposição na luta pela recomposição orçamentária da Universidade.

Confira o texto da Andifes na íntegra:

Andifes manifesta Apoio à Proposta de Reestruturação da Carreira do PCCTAE

Os reitores e reitoras das universidades federais brasileiras manifestam apoio à proposta de reestruturação da Carreira do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) apresentada pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil – Fasubra na reunião do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, realizada na manhã dessa quinta-feira (22).

Em 2005, o estabelecimento desse plano reconheceu a importância dos servidores técnico-administrativos em educação das universidades e dos institutos federais. Contudo, compreende-se que a evolução do ambiente educacional demanda a reestruturação da carreira para atender às crescentes demandas da comunidade acadêmica.

A Andifes tem convicção de que a reestruturação do PCCTAE transcende as fronteiras internas das universidades, ecoando por todo o cenário educacional brasileiro. Uma carreira robusta e equitativa para os servidores técnico-administrativos não só impulsiona o crescimento pessoal e profissional desses colaboradores, mas repercute de forma positiva na excelência do ensino, da pesquisa e da extensão, na igualdade salarial e na atratividade do serviço público em sua totalidade.

Expressamos, portanto, total apoio à reestruturação do PCCTAE e incentivamos a colaboração construtiva de todas as partes envolvidas. É por meio desse esforço conjunto que fortaleceremos a educação pública e reconheceremos o papel vital dos servidores técnico-administrativos na construção de um Brasil melhor e mais justo.