Residência em Políticas Públicas e Inovação é aprovada pela UFRN

A UFRN aprovou a criação da Residência em Políticas Públicas e Inovação na modalidade presencial. A proposta de Programa de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, terá duração de 18 meses e estará vinculada ao Instituto de Políticas Públicas (IPP/UFRN).

A formação de turmas acontece a partir da realização de parceria formal com instituições interessadas e da realização de processo seletivo. Ao todo, serão oferecidas 30 vagas por turma. Os locais utilizados pelo programa serão os laboratórios e salas de aula do setor II da UFRN. A carga horária total do curso é de 2.250 horas, divididas entre: componentes curriculares e atividades com instituições parceiras.

A proposta de residência está orientada a partir da Resolução nº 008/2022-Consepe, de 21 de junho de 2022, e se justifica pela contribuição com a profissionalização da administração pública no Rio Grande do Norte, além do apoio à inserção dos egressos do campo de públicas no mercado de trabalho. Um edital de seleção de residentes será utilizado para permitir que candidatos se inscrevam e participem do programa. Ao se inscrever, o candidato deverá submeter a documentação e realizar as demais atividades previstas no processo seletivo.

A residência se relaciona ao campo de públicas e às diretrizes curriculares nacionais de administração pública, com foco especificamente em políticas públicas e inovação na gestão pública. O curso pretende ser oferecido sob demanda, a partir de parcerias firmadas com outras instituições, sejam elas de âmbito local, regional, nacional ou internacional.