Decisões anunciadas na terça-feira (26) no estado do Rio de Janeiro e no Distrito Federal abriram caminho para o fim do uso de máscaras em locais abertos.
O projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa do Rio autoriza o estado e as prefeituras fluminenses a flexibilizarem o uso de máscaras. As autoridades terão que levar em conta o percentual de vacinação em cada cidade, normas como o distanciamento social, o tipo de ambiente e avaliação de especialistas. E ainda seguir critérios que serão definidos pela Secretaria Estadual de Saúde. O texto já foi para sanção do governador.
A Secretaria Estadual de Saúde diz que as máscaras serão liberadas em ambientes abertos nos municípios que tenham mais de 65% da população completamente imunizada ou 75% do público alvo – as pessoas a partir de 12 anos. A Secretaria afirma também que as máscaras continuarão obrigatórias em lugares fechados ou abertos onde houver aglomeração. A resolução com essas regras deve ser publicada a partir de quinta-feira (28). Só a partir daí que os municípios vão poder tornar o uso de máscaras opcional.
A Prefeitura do Rio disse que vai publicar nesta quarta-feira (27) um decreto para tornar opcional o uso de máscaras em ambientes abertos da capital, já que atingiu 65% da população com esquema vacinal completo. Mas a medida só pode valer depois que as regras do estado entrarem em vigor.